terça-feira, 5 de abril de 2011

Filhos da Era Digital

É indiscutível que a era digital está em voga. No mundo todo houve transformações que modificaram o modo de pensar, agir e principalmente de se relacionar entre as pessoas através da avassaladora revolução tecnológica.
Para os imigrantes digitais (pessoas que tiveram que se moldar a era digital), essa nova era está fazendo com que as pessoas passem à maior parte do tempo interligados através de redes de relacionamentos conectados a internet por um aparelho “mágico” chamado de computador. Para eles, cotidianamente, está tudo mais fácil de conseguir, desde mandar um simples e-mail (antiga carta) a complexas pesquisas, sejam elas estudantis ou conhecer as cultura de outros países.
É de conhecimento global que hoje o acesso aos computadores tem inicio logo cedo, pois crianças de apenas 2 anos de idade já fazem o primeiro contato com essas máquinas. Do ponto de vista de alguns pesquisadores, esse contato precoce dos “nativos digitais” facilita no processo de aprendizagem, pois a partir daí começam a raciocinar mais rápido e com mais facilidade, entre outras qualidades que adquirem desde muito cedo.
O ensino de química atual tem que está associado ao um ensino contemporâneo e versátil, tentando atrelar o ensino da ciência química com o cotidiano das crianças, juntamente com as ferramentas digitais que proporcionaram uma grande melhoria na qualidade do ensino de nossas crianças, pois farão com quer essas crianças que estão nascendo em uma era digital se tornem verdadeiros “nativos digitais”, pessoas que já primeiros anos de vida têm um precoce contato com ferramentas tecnológicas, fazendo co que elas não e sentam em ambiente hostil e estranho, como por exemplo, a internet, ferramenta indispensável em um mundo tão globalizado, tanto para se comunicar, fazer negócios  , conhecer amigos  ou até mesmo viajar se mesmo sair de casa, conhecendo lugares incríveis pela tela do computador.
Em mundo capitalista, o sistema de ensino não poderia ficar arcaico, pois com uma tecnologia em plena expansão e acessível às maiorias das classes sociais, cabe aos gestores das esferas executivas, legislativo e judiciário propiciarem meios para essas ferramentas digitais cheguem às escolas de todo o país para que nossas crianças cresçam em era digital, para que possam receber o nome de “nativos digitais”, pessoas que já nascem dominando tais ferramentas digitais tais como: computador, celular, DVD, Data show, câmeras digitais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário